segunda-feira, 9 de março de 2009

O doping




Hoje vou olhar de frente para um dos problemas mais graves do desporto:







O doping.


Infelizmente é inevitável falar de desporto sem falar de doping.

O que acham disto?
Sabem o que é?

O termo doping tem as suas origens na palavra “doop”, que significa um sumo viscoso obtido do ópio e utilizado já desde o tempo dos gregos. A definição actual é standard, mas está sempre a evoluir tendo em conta os avanços da ciência.


O doping não é mais do que o uso de qualquer substância proibida pela regulamentação desportiva, tendo por finalidade melhorar o desempenho físico e/ou mental, por meios artificiais.
O doping potencia o rendimento do atleta mas também tem o reverso da medalha, destruindo o corpo, atacando órgãos vitais como o coração, os rins e o fígado.



A questão do doping remonta há já vários séculos atrás, desde o inicio das olimpiadas.

Diz a história que desde o século III a.c. os gregos usavam cogumelos alucinogénicos para aumentar a sua performance desportiva. Também os romanos tomavam estimulantes para enfrentar as provas desportivas, sendo que muitos atletas usavam cafeína, nitroglicerina, álcool, ópio e inclusive estricnina.

O uso de potenciadores de rendimento faz com que os atletas melhorem substancialmente as suas marcas/desempenhos chegando a performances muito acima da media fazendo cair recordes.




O doping já há muito tempo que vem sendo associado ao ciclismo, apesar de também existir noutras modalidades.










Há 40 anos, em 1967, o britânico Tom Simpson morreu no Mont Ventoux, durante uma etapa do Tour, por tomar anfetaminas. Começava aí um longo historial de casos de dopagem na disciplina.



O Diário de Notícias refere na sua edição de 18-07-2008 se registaram três casos positivos de doping nas primeiras 12 etapas do Tour, o que poderá originar a retirada do ciclismo dos Jogos Olímpicos.

Os últimos casos de doping no ciclismo no Tour aconteceram na sua última edição:




Alexandre Vinokourov da equipa " Cofidis "






Cristian Moreni da equipa " Astana "




e ...



também o italiano Cristian Moreni e a equipa Cofidis abandonaram também o Tour depois de terem sido apanhados nas teias do doping.




Joaquim Gomes, ex-vencedor da Volta a Portugal refere que o doping é fruto de uma forte pressão dos dirigentes desportivos e federativos e também de fora da modalidade.



Bruno Neves, para alguns entendidos ... foi mais uma vítima do doping.




Depois da descoberta de produtos que indíciam o uso de doping na equipa de ciclismo LA-MSS-Póvoa de Varzim, surgem dúvidas quanto à morte do ciclista Bruno Neves.
O presidente do Instituto de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira, revelou na Rádio Antena 1 que a autópsia ao corpo de Bruno Neves deu indicações muito claras mas escuda-se na ética profissional para não revelar os resultados.

Suspeita de doping no ciclismo português


A equipa profissional de ciclismo LA-MSS-Póvoa de Varzim está sob suspeita do uso de doping depois de a Polícia Judiciária ter alegadamente apreendido seringas e hormonas de crescimento nas suas instalações e nas residências de alguns dos seus atletas.







Lisboa, 27 Fev (Lusa)
O ciclista campeão nacional João Cabreira foi suspenso por dois anos, pela prática de viciação de amostra do controlo de dopagem.
Segundo a missiva do organismo, a infracção foi cometida "através da utilização de uma substância mascarante designada protease".


Nos dados estatisticos do CNAD (Conselho Nacional Anti Dopagem) relativamente ao ano de 2007, como se pode ver na tabela seguinte ....

até na modalidade






Bridge aparece um controlo positivo.






Dá que pensar!!














O doping não faz falta ao desporto, nem à prática desportiva nem ao praticante desportivo...

...O desporto é vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text