domingo, 8 de março de 2009

Hoje vou apontar o dedo a ... Paulo Bento!


Hoje vou apontar o dedo a Paulo Bento, o treinador do meu clube, o Sporting Clube de Portugal.

Paulo Bento, no final do jogo de ontem entre o Sporting e o Paços de Ferreira, referiu estar confiante para a ponta final do campeonato e manifestou total esperança em ser campeão, apesar das condicionantes: "Nunca ter deixado de ser candidato ao título e ter de esperar pelos erros dos adversários".
Estas afirmações, no meu entender, são graves e pecam por desajustadas.

Um treinador ou um técnico como eles gostam de ser chamados, não é mais do que um condutor de homens, cuja missão ou obrigação passa obviamente pela motivação e preparação dos seus jogadores para os jogos com as equipas adversárias ... tão simples como isto.
É uma pena só agora no final da 21ª jornada do campeonato, Paulo Bento referir estar confiante e cheio de esperança para alcançar o tão desejado título de campeão nacional 2008/2009 e não o ter feito logo a partir da pré-época, o que teria sido absolutamente normal.

Na verdade, o discurso que Paulo Bento agora apresenta é o discurso típico dos treinadores frustrados que não são capazes de levar " a sua Nau a bom Porto ", umas vezes devido à intempéria ( leia-se sistema ) e outras por falta de braço ( leia-se pulso ) para fazer frente às vicissitudes da corrente, o que creio ser o caso.
Vejamos:
1 - Sporting, um clube com 100 anos de história
Um clube como o Sporting não pode estar vários anos sem vencer um campeonato. O Sporting é um clube grandioso e a sua massa associativa nutre pelo clube uma grande PAIXÃO clubistica. O Sporting é um clube com um longo historial recheado de grandes glórias. Os seus adeptos não podem regozijar-se apenas com a conquista de uma supertaça ou de uma taça de Portugal que, na realidade, são troféus secundários dentro do panorama futebolistico nacional.

Segundo a Wikipédia, nos mais de cem anos de história do clube, já se praticaram 34 modalidades, sendo que 12 se encontram suspensas ou foram extintas. Conhecido principalmente pela equipa de futebol, desporto de maior projecção nacional, o Sporting é um dos três clubes mais importantes do país. A nível mundial é o clube com mais medalhas e vitórias em competições olímpicas, sendo também o segundo clube com mais títulos europeus conquistados no conjunto de todas as modalidades, feito superado apenas pelo Futbol Club Barcelona.

2 - Os novos valores

Um jogador jovem que passa pela formação do clube e chega ao plantel príncipal, não pode querer ir embora para outros clubes estrangeiros logo no primeiro ano de sénior, não pode!

E esta situação, para grande mágoa minha, começa a ser uma prática comum no Sporting. É uma falha grave, tanto em termos desportivos como em termos financeiros, atendendo a que o clube não consegue aproveitar o máximo das capacidades físicas e técnicas dos jogadores, uma vez que são vendidos muito novos e acabam por valorizar-se mais tarde no clube que adquire o seu passe.

Prova disto mesmo é o caso do Cristiano Ronaldo que agora vale milhões.

Alguém não está a trabalhar bem neste capítulo e esse alguém, quer queiramos, quer não, só pode ser o treinador, porque é ele o elo de ligação entre os jogadores e a administração.
Um trinador quando aceita fazer parte de um projecto, seja ele qual for, passa a ser conivente com a sua administração e, por isso não tem desculpa.
3 - Os pontos perdidos
Até ao momento, só na presente época, Paulo Bento perdeu 8 pontos em confronto directo com os rivais Benfica e Porto e ainda 12 pontos com as restantes equipas da super liga.
Para um candidato ao título é muito ponto perdido, senão vejamos:
4ª jornada:
Benfica - 2 Sporting - 0
O Benfica impôs ao Sporting a primeira derrota na Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 o "derby" lisboeta, quebrando um "jejum" de quatro anos sem bater o rival no Estádio da Luz.

6ª jornada:
Sporting - 0 Porto - 2
Mar de equívocos!O Sporting e Paulo Bento perderam esta noite por culpa própria o clássico frente ao Porto.
8ª jornada:
Sporting-Leixões, 0-1
O Sporting foi derrotado em casa pelo Leixões. Um golo de Roberto Souza, aos 66 mintutos, garantiu o triunfo da equipa de Matosinhos. O Leixões mantém-se como líder isolado.
12ª jornada:
Sporting - 0 Académica - 0
Académica impede Sporting de alcançar liderança provisória.
Os leões não souberam aproveitar os empates caseiros do Benfica frente ao Nacional e do Porto frente ao Marítimo, ambos a zero.

15ª jornada:
Nacional - 1 Sporting - 1
Sporting empata e perde a oportunidade de passar a líder
Depois do empate do Benfica frente ao Belenenses, o Sporting tinha tudo para chegar ao 1º lugar da classificação, mas acabou por empatar a uma bola em casa do Nacional da Madeira. A equipa da casa até esteve à frente do marcador, mas Vukcevic conseguiu empatar a partida ainda na primeira parte.
16ª jornada:
Trofense - 0 Sporting - 0
Sporting empata na Trofa e falha assalto à liderança.
O Sporting empatou a zero na deslocação ao terreno do Trofense, num jogo em que os leões tiveram azar na finalização, falhando assim o assalto à liderança.

17ª jornada:
Sporting - 2 Braga - 3
FC Porto e Benfica empataram 1-1 e mantiveram as posições na Liga portuguesa, na 17ª jornada, em que o Sporting perdeu na recepção ao Sporting de Braga e foi ultrapassado pelo surpreendente Leixões.
20ª jornada:
Porto - 0 Sporting - 0
Porto e Sporting empatam 0-0 no "Dragão"
O líder Porto e o terceiro classificado Sporting empataram 0-0 no "clássico" de futebol da 20ª jornada da Liga portuguesa, beneficiando o segundo posicionado Benfica na classificação geral.
Na realidade, para uma equipa que quer ser campeã nacional é muito pouco o que foi feito ao longo destas jornadas.

O Sporting ao longo destas 21 jornadas ainda não mostrou um "fio de jogo" contínuo e também continua a não se ver grande entrosamento entre os vários sectores da equipa.

Paulo Bento andou equívocado durante largo periodo com o seu "losango" (Veloso a jogar fixo, Izmailov e Vulkcevic como interiores, mas com grande margem de manobra, Moutinho solto no terreno fazendo diagonais com Postiga e Liedson na frente) e nunca deu ouvidos à crítica, até ao momento em que a equipa começou a perder pontos teóricamente ganhos e depois de algumas humilhações, nomeadamente a goleada sofrida com o Barcelona (5 - 2) a 26 de Novembro de 2008.

A partir daí, o treinador do Sporting Paulo Bento adoptou um modelo definido: O 4x4x2 clássico.

Para terminar, fica o desejo e a esperança de que na próxima época o Sporting vai estar à altura dos pregaminhos do Clube e vai com toda a certeza apostar mais na vertente competitiva.

2 comentários:

 

Sample text

Sample Text