segunda-feira, 16 de março de 2009

Caça Submarina - técnica



O caçador submarino, de acordo com a sua condição física, bem assim como a sua preparação para a jornada de caça, tem ao seu dispor várias técnicas condicionadas pela morfologia dos locais, espécies de peixes existentes e por um grande conjunto de aspectos menos imponderáveis como por exemplo a visibilidade existente, que geralmente é uma surpresa. Ainda assim, cada caçador submarino poderá desenvolver o seu estilo particular de caçar, definido pelo patamar evolutivo em que se encontra e pelos seu gostos e objectivos pessoais.








Vejamos algumas das técnicas utilizadas na prática desta modalidade.



A Caça à Indio




A caça à índio, consiste em percorrer o fundo do mar à procura de peixe, como que a rastejar.
O caçador submarino desloca-se no fundo do mar duma forma lenta e silenciosa, de forma a aproveitar todo o tipo de obstáculos para se dissimular, relativamente às suas presas.
Esta técnica exige ao caçador submarino um bom conhecimento do local e é tanto mais produtiva quanto mais acidentado for o fundo do mar, pelo que requer da parte do caçador submarino uma boa interpretação do fundo do mar e um conhecimento acerca do comportamento do peixe no momento em que se está a caçar.
Em condições de água turva, esta técnica é bastante rentável.
A arma standard é, de preferência, a utilizada nesta técnica de caça.

A Caça na espuma


A caça na espuma é praticado em zonas de rebentação procuradas pelo peixe, por geralmente, serem bons locais para encontrar alimento.
Esta técnica exige uma boa apneia e robustez física, aliadas a uma grande dose de cautela, pelo facto de ser praticada em zonas onde o caçador submarino pode ser facilmente atirado contra as rochas devido à ondulação, onde acontece com regularidade a perca de visibilidade, provocada pelo borbulhar da água, devido à rebentação.
O caçador submarino deve movimentar-se vindo de fora e junto ao fundo, de forma a poder surpreender os peixes que se alimentam mais á superfície, junto á espuma, mantendo-se ao mesmo tempo abrigado da força das ondas, que se faz sentir nesse local, não só para a sua segurança como para a eficácia desta técnica.
Para voltar á superfície, o caçador submarino deve movimentar-se para fora novamente, efectuando assim sucessivas tentativas neste ritmo de vai-e-vem.
As armas a utilizar nesta técnica, deverão estar de acordo com a visibilidade da água e não deverão ser muito longas, devido à resistência que oferece à força da corrente.


Caça ao Buraco

A caça ao buraco pode ser praticada a qualquer profundidade, devendo o caçador submarino ter cuidados redobrados, à medida que a profundidade aumenta, devido ao elevado grau de exigência, em termos de apneia, para a qual também contribui a necessidade de bastante movimento por parte do caçador, nesta técnica.
É requerida uma grande capacidade de observação, uma vez que em fundos acidentados, poderão existir os abrigos mais inimagináveis, e por vezes são mesmo estes que o peixe elege para entocar.
Como o peixe normalmente habita os buracos ou porque pretende descansar, esconder-se de algum perigo, ou mesmo para se alimentar, é ali que o caçador submarino o poderá surpreender, como é o caso dos sargos, douradas, robalos, corvinas, etc.
Existem outros peixes que, por norma não entocam, por exemplo o salmonete.
À medida que vai aumentando a experiência e à medida que vamos adquirindo conhecimentos ao longo do tempo, em relação aos diferentes locais, e tendo em conta factores como a época, estado da maré, hora do dia, etc, o caçador submarino vai desenvolvendo uma boa noção do tipo de peixe que poderá encontrar em determinados buracos.
Esta técnica, tal como as outras, também requer uma boa capacidade de leitura do relevo dos fundos, tornando-se necessário prestar muita atenção á movimentação dos peixes existentes no local, como por exemplo, um cardume de pequenos peixes, que insiste em ficar numa determinada zona, poderá ser uma indicação da presença de bons exemplares, entocados nas proximidades.
A aproximação a um buraco, deverá ser feita com a maior descrição possível e após uma observação atenta do local, sem provocar ruído, e tendo em mente que aquilo que pretendemos é vir a criar um tipo de situação em que o peixe sinta a necessidade de permanecer entocado.
A aproximação ao buraco deve ser feita por cima ou por um dos lados, nunca de frente e antes do caçador submarino proceder á inspecção do interior do buraco, no caso de existir peixe que vogue no exterior do mesmo, deverá ser este o primeiro a ser capturado, o peixe entocado apercebendo-se disso, terá tendência a permanecer no seu esconderijo.
Ao inspeccionar o buraco no seu interior, devemos proceder de forma a que, dependendo da morfologia do local, consigamos introduzir apenas a cabeça da arma, espreitando discretamente, e estando preparados para um tiro reflexivo, tendo o cuidado de disparar primeiro aos peixes que se encontrarem mais próximos da entrada.
No caso de buracos mais escuros, devemos utilizar uma lanterna, que deverá ser de pequena dimensão, mas apenas como recurso, pois assusta certos peixes.
Se não tivermos de todo ideia do que podemos encontrar no interior de um buraco, será boa ideia fazer uma silenciosa aproximação, espreitando discretamente pela entrada (por vezes o pino é a opção mais eficaz), e sem proceder á introdução da arma nessa primeira fase.
A lanterna só deverá ser utilizada quando for absolutamente necessária.
Neste tipo de caça, é aconselhável ter á mão um bicheiro e um saca-arpões.
O fio do arpão deve ser resistente, pois também estará muitas vezes em contacto com as rochas.
Dependendo da dimensão dos buracos, poderemos utilizar uma "baby" nos mais pequenos, e para peixes não muito grandes, no entanto, já para buracos um pouco maiores, uma "júnior", poderá ser a opção mais acertada, permitindo-nos ainda efectuar tiros razoáveis em água livre. Para buracos amplos e profundos, como furnas por exemplo, poder-se-á, optar por uma arma tipo "standard".

CAÇA Á ESPERA


Esta técnica também é conhecido por "agachon " e exige ao caçador submarino uma grande perfeição nos movimentos que desenvolve debaixo de água, os quais deverão ser o mais silenciosos possíveis.
Neste tipo de caça, poderão efectuar-se capturas de peixes atraídos pela sua sua curiosidade ou mesmo de peixes que poderão estar de passagem no local onde nos encontramos emboscados.
O objectivo desta técnica de caça, passará por, estando nós situados no fundo, tentando ao máximo integrar-nos com ele da forma mais perfeita possível, esperar e provocar com que o peixe surja a uma distância tal que permita o tiro.
Este objectivo será tanto mais alcançado, quanto maior for a experiência no que toca ao tipo de fundo dos locais, comportamento habitual das diferentes espécies de peixes, a influência provocada pelas épocas do ano, estado da maré, visibilidade existente, etc.
É também neste tipo de caça que melhor temos de nos camuflar, aproveitando os relevos, as algas, e até usando fatos camuflados, o que contribuirá bastante para a discrição do caçador submarino.
Poderão ser bons locais para o agachon todos os locais onde possamos jogar com o factor surpresa em nosso favor, tentando ainda contar com a ajuda da corrente, notando que o peixe por norma voga contra a mesma, em busca de alimento.
O chumbo utilizado, dependendo da profundidade na qual estamos a caçar, tem tendência a ser um pouco superior ao normal, uma vez que é requerida uma grande imobilidade por parte do caçador (nunca esquecendo o factor segurança, e de que deveremos conseguir regressar á superfície sem grande esforço, e no momento certo), sendo normal que se recorra por vezes a pequenos pesos extra colocados nos tornozelos.
O tipo de arma normalmente utilizado, deverá garantir-nos a possibilidade de efectuar tiros a uma boa distância, e com precisão, sendo adequadas para o efeito, as armas de metro ou superiores, com elásticos de latex puro.Um aspecto bastante importante, relaciona-se com o cuidado que deveremos ter durante a espera, em colocar a arma numa posição o menos agressiva possível, procurando por exemplo dissimulá-la junto ao corpo.
Brevemente, vou falar um pouco acerca do material utilizado na prática da caça submarina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text