quinta-feira, 12 de março de 2009

Foi galo!!!



Vou hoje relembrar com alguma nostalgia, alguns momentos que não passaram despercebidos a todos aqueles que gostam de desporto.








Quem não se lembra da célebre Mão de Deus?

Foi no Campeonato do Mundo de 1986, nos quartos-de-final, no jogo entre a Argentina e a Inglaterra.Foi um golo marcado com a mão, que Maradona decidiu a partida. Maradona disputou de cabeça uma bola com o guarda redes Peter Shilton e usou a mão esquerda para empurrar a bola para as redes. O árbitro não percebeu e validou o golo que acabou desclassificando a Inglaterra. Depois do jogo, Maradona foi irónico ao se referir ao recurso antidesportivo. Ele disse que fez o golo com a cabeça e com a mão de Deus.






Airton Senna - tricampeão mundial de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991. ...


Ele que havia largado na pole position do GP de San Marino, em Imola, sofreu uma quebra na barra de direção do seu carro e passou a mais de 300km/h na curva Tamburello. Airton Senna bateu com o seu Williams no muro de proteção. A sua morte foi confirmada horas depois, no Hospital Maggiore, em Bolonha (Itália).



Lá se foi o recorde olimpico da maratona ...

No dia 24 Agosto de 2008 Carlos Lopes disse adeus ao seu recorde olímpico da maratona.
Carlos Lopes assistiu em Pequim à queda do recorde olímpico da maratona que lhe pertencia há 24 anos desde os Jogos Olímpicos de Los Angeles. O queniano Samuel Kamau Wansiru venceu a maratona olímpica e melhorou o recorde do português em quase três minutos.



Ben Johnson ganha medalha de ouro nos 100mts, mas ...
Em Seul-1998, Carl Lewis parecia não ter chances de derrotar o seu rival Ben Johnson nos 100m. Como de esperado Ben Johnson cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, ficando Carl Lewis em segundo. Entretanto, para assombro do mundo, Ben Johnson foi desclassificado por doping e a medalha de ouro foi para Carl Lewis. Ainda em Seul ele conquistou medalha de ouro no salto em distância e prata nos 200m.
A célebre dentada na orelha

Foi em 28 de junho de 1997 que os pugilistas Mike Tyson e Evander Holyfield protagonizaram uma cena não mais esquecida. Em pleno ringue do MGM Grand, em Las Vegas, Tyson arrancou, com uma mordidela, um pedaço da orelha do adversário.

A tragédia de Munique
O Avião que transportava os jogadores do Manchester ficou destruído após sair da pista em Munique - Foto: AP
Ao todo, 22 pessoas morreram na tragédia (o avião tinha 44 passageiros). Dos jogadores, sete morreram no ato: Roger Byrne, Geoff Bent, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor e Billy Whelan. Duas semanas depois, Duncan Edwards também morreu - das demais vítimas fatais, oito eram jornalistas e seis eram membros do staff da equipe.
Foi há 51 anos (em 6 de fevereiro de 1958), vários jogadores da equipe treinada por Matt Busby morreram num acidente de avião - o episódio ficou conhecido como a tragédia de Munique (Alemanha).
O brinco

Vítor Baptista foi um dos maiores génios do futebol português. Nasceu em Setúbal em 1948.

Foi no Benfica, onde jogou sete temporadas, que teve o seu expoente máximo. É conhecido o episódio do brinco que perdeu durante um "clássico" contra o Sporting e que fez parar o encontro para que se procurasse a jóia, em pleno Estádio da Luz.
Uma semana negra ...
Era uma época inesquécivel! Bastava só ganhar ao Benfica e ao CSKA e seria um feito histórico!

Na Luz o SCP apresenta-se à busca do empate que lhe garantiria o título. Mas quem tenta empatar, geralmente perde, e foi o que veio a acontecer.

Depois do desastre na Luz, vinha a grande final. A tal vitória que faria a época virar brilhante.
O primeiro tempo foi quase perfeito.
No segundo tempo, o Sporting vai à procura da goleada e o CSKA até parecia que estava de cabeça perdida, mas marca 2 golos e vira o jogo. Golos em que Ricardo tem uma grande quota-parte de responsabilidades!

O Sporting ainda teve tempo para perder com o Nacional na última jornada, o que lhe custou uns milhões de contos, face ao empate do FCP. José Peseiro não foi capaz de motivar a equipa para o acesso directo à Liga dos Campeões.

É evidente que não poderia deixar de relembrar a pesadissima derrota do Benfica em Alvalade frente ao rival Sporting, na época 86/87.

Foi no dia 14 de Dezembro de 1986 que o célebre jogo entre o Sporting-Benfica deu a maior goleada de sempre na história do futebol português.
7-1 foi a conta final, com um normal 1-0 ao intervalo. Manuel Fernandes marcou quatro golos, todos na segunda parte, em 36 minutos.

FOI GALO!!!

2 comentários:

  1. Falta aqui um grande acontecimento:
    12-1 com que o Bayern Munique venceu recentemente o Sporting no conjunto das duas eliminatórias para os oitavos de final da Liga dos Campeões 2008/2009 e que é um record nacional.
    MRS

    ResponderEliminar
  2. Lol e esta não conta?

    Maior derrota fora Liga Portuguesa 1935/36 FC Porto 10-1 Sporting

    ResponderEliminar

 

Sample text

Sample Text