De todos os jogos de salão, o snooker é de caras o meu favorito.
conta a história que...
já desde meados do século XVI que existem mesas de bilhar, na altura ainda sem bolsas, mas foi a partir do século XIX que este passatempo se popularizou, sobretudo nas colónias britânicas, onde os nobres ingleses o jogavam com frequência, especialmente na Índia. É nessa altura que surge o snooker, e foi o ponto de partida para a sua expansão. Hoje é apreciado principalmente em Inglaterra, em países sob a sua influência (ex-colónias e da Commonwealth) e na China.
A foto abaixo mostra-nos a disposição das bolas na mesa, com as bolas de cor nos seus pontos de origem
A pontuação é obtida através da introdução nos buracos, de forma alternada, da bola vermelha, seguida de qualquer bola de cor. Depois de embolsadas, as bolas vermelhas não regressam à mesa, ao passo que as restantes bolas de cor são recolocadas nos seus pontos de origem.
Quando não houver mais vermelhas em cima da mesa, as bolas de cor são embolsadas definitivamente nos buracos, de acordo com a respectiva ordem de sequência.
Após serem embolsadas todas as bolas e se ambos os jogadores tiverem o mesmo número de pontos, a bola preta é recolocada no seu ponto para se decidir quem ganha, desempatando assim o jogo.
É falta quando a bola branca for embolsada num buraco ou quando não se acertar na bola visada.
*
Jogo de velhos.
ResponderEliminar