Na quinta-feira passada, dia 2 de Abril de 2009, a britânica Sara Campbell mergulhou mais fundo no domínio dos limites da resistência humana e bateu um novo recorde de mergulho livre feminino. A mulher-peixe, assim apelidada pelos amantes desta modalidade, mergulhou até uma profundidade de 96 metros nas águas de Long Island, nas Bahamas, sem qualquer ajuda técnica, sustendo a respiração durante três minutos e 36 segundos. É obra!
A britânica Sara Campbell bateu novo recorde do mundo de mergulho livre ao atingir, sem qualquer ajuda técnica, uma profundidade equivalente à altura do Big Ben (96,6 mts). Esteve sem respirar durante três minutos e 36 segundos.
O mergulho em apneia é um desporto extremo onde os praticantes estão em constante desafio com a morte, arriscando até profundidades limite sem qualquer aparelho de oxigenação. Sara Campbell desafiou todos os limites e mergulhou até uma profundidade equivalente à altura da torre do Big Ben, em Londres.
Este novo recorde, conseguido quinta-feira numa caverna subaquática em Long Island, Baamas, conhecida por Dean's Blue Hole, teve uma motivação extra para Sara Campbell.
"Quando a minha mãe morreu, dez dias depois de eu ter falhado a tentativa de mais dois recordes mundiais programados no ano passado, eu estava a seu lado e uma das últimas coisas que ela me disse foi, 'Volta lá e bate novos recordes ".
A morte de sua mãe obrigou-a a abandonar a competição durante o ano passado, permitindo à sua rival russa,
Natalia Molchanova, alcançar títulos.
"O mergulho foi excelente e sinto-me fantástica", disse a britânica, já apelidada de "mulher-peixe", ao jornal The Times após bater o novo recorde do mundo.
"A determinada altura comecei a ter pensamentos negativos do género 'será que quero mesmo fazer isto?', mas depois disse a mim mesma para não ser ridícula e apenas fazer o trabalho, ir até ao fundo", acrescentou Sara.
Sara Campbell é actualmente professora de ioga e também já trabalhou como Relações Públicas. Vive no Dahab, no Egipto, desde 2005.
Sara Campbell explicou ao The Guardian que foi em África, quase por acaso, que descobriu a sua aptidão para o mergulho, numa das suas aulas de ioga. Há muitos 'cânticos' nas sessões de ioga e eu descobri que conseguia aguentar a nota mais tempo do que qualquer outra pessoa. Foi quando uma aluna me perguntou se não queria experimentar o mergulho livre, uma vez que tinha essa capacidade de suster a respiração e gostava bastante de nadar.
De início, Sara disse à aluna que ela estava doida, mas após muitas insistência, por parte da aluna, Sara Campbell resolveu experimentar".
Desde a primeira experiência até ao primeiro recorde do mundo, em 2007, ano em que bateu três recordes no espaço de 48 horas, passaram apenas nove meses, quando a maioria dos mergulhadores precisa de alguns anos de treino.
Sara Campbell é de baixa estatura , medindo 1,52 metros de altura e tem os pulmões 25% maiores do que a média numa pessoa da sua altura, o que lhe permite reter uma maior quantidade de ar antes de mergulhar.
Grande coisa, a fulana vai presa à corda, nunca se pode perder. Custa mais para baixo ou pra cima oh guidinhas?
ResponderEliminaro jacaré tu é muito burro meu,vai te informa seu...jumento.
ResponderEliminarmas e dificil,quero ve vc mergulhar a altura do big bang sem nem um cilindro de oxigenio
ResponderEliminarJa viram jacare tomar no cú...? Seu merda, acho que vc se afogaria em um balde de água...entao, recolha-se ao seu mundinho de merda, e para de encher o saco!
ResponderEliminarjacare,no seu caso para cima custaria menos...porque merda flutua...
ResponderEliminarmeu pau jacare vc nao sabe de porra nem uma queria ver vc descer isso tudo e nao estorar seu corpo todo por dentro vc nao deve saber nem fzr uma desconpensasão seu merda
ResponderEliminarjacaré de bosta!!!! vê se vc se informa antes de sair por ai falando groselha
ResponderEliminarjacaré !arruma suas coisas e vamos imbora pro nordeste ,vou mostrar para aquele povo que existe coisa pior que a fome!!!!!!!!!
ResponderEliminar