quarta-feira, 8 de abril de 2009

Caiu novo record mundial de mergulho livre

Na quinta-feira passada, dia 2 de Abril de 2009, a britânica Sara Campbell mergulhou mais fundo no domínio dos limites da resistência humana e bateu um novo recorde de mergulho livre feminino. A mulher-peixe, assim apelidada pelos amantes desta modalidade, mergulhou até uma profundidade de 96 metros nas águas de Long Island, nas Bahamas, sem qualquer ajuda técnica, sustendo a respiração durante três minutos e 36 segundos. É obra!





A britânica Sara Campbell bateu novo recorde do mundo de mergulho livre ao atingir, sem qualquer ajuda técnica, uma profundidade equivalente à altura do Big Ben (96,6 mts). Esteve sem respirar durante três minutos e 36 segundos.





O mergulho em apneia é um desporto extremo onde os praticantes estão em constante desafio com a morte, arriscando até profundidades limite sem qualquer aparelho de oxigenação. Sara Campbell desafiou todos os limites e mergulhou até uma profundidade equivalente à altura da torre do Big Ben, em Londres.

Este novo recorde, conseguido quinta-feira numa caverna subaquática em Long Island, Baamas, conhecida por Dean's Blue Hole, teve uma motivação extra para Sara Campbell.

"Quando a minha mãe morreu, dez dias depois de eu ter falhado a tentativa de mais dois recordes mundiais programados no ano passado, eu estava a seu lado e uma das últimas coisas que ela me disse foi, 'Volta lá e bate novos recordes ".

A morte de sua mãe obrigou-a a abandonar a competição durante o ano passado, permitindo à sua rival russa, Natalia Molchanova, alcançar títulos.

"O mergulho foi excelente e sinto-me fantástica", disse a britânica, já apelidada de "mulher-peixe", ao jornal The Times após bater o novo recorde do mundo.

"A determinada altura comecei a ter pensamentos negativos do género 'será que quero mesmo fazer isto?', mas depois disse a mim mesma para não ser ridícula e apenas fazer o trabalho, ir até ao fundo", acrescentou Sara.

Sara Campbell é actualmente professora de ioga e também já trabalhou como Relações Públicas. Vive no Dahab, no Egipto, desde 2005.


Sara Campbell explicou ao The Guardian que foi em África, quase por acaso, que descobriu a sua aptidão para o mergulho, numa das suas aulas de ioga. Há muitos 'cânticos' nas sessões de ioga e eu descobri que conseguia aguentar a nota mais tempo do que qualquer outra pessoa. Foi quando uma aluna me perguntou se não queria experimentar o mergulho livre, uma vez que tinha essa capacidade de suster a respiração e gostava bastante de nadar.


De início, Sara disse à aluna que ela estava doida, mas após muitas insistência, por parte da aluna, Sara Campbell resolveu experimentar".
Desde a primeira experiência até ao primeiro recorde do mundo, em 2007, ano em que bateu três recordes no espaço de 48 horas, passaram apenas nove meses, quando a maioria dos mergulhadores precisa de alguns anos de treino.


Sara Campbell é de baixa estatura , medindo 1,52 metros de altura e tem os pulmões 25% maiores do que a média numa pessoa da sua altura, o que lhe permite reter uma maior quantidade de ar antes de mergulhar.



terça-feira, 7 de abril de 2009

Naismith Memorial Basketball Hall of Fame

Michael Jordan, David Robinson e John Stockton vão entrar para o Hall of Fame do basquetebol norte-americano.


Segundo a agência lusa, foi ontem anunciado em Detroit e já se encontra agendada a cerimónia para o próximo mês de Setembro, em Springfield.
Além dos três lendários jogadores também entram para o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame Jerry Sloan, treinador dos Utah Jazz, e Vivian Stringer, treinadora da equipa feminina Rutgers.



Jordan, por muitos considerado o melhor jogador da história da modalidade, jogou ao longo de 15 anos nos Chicago Bulls e Washington Wizards, conquistando seis títulos e sendo distinguido cinco vezes como MVP.
Marcou 32.292 pontos, o terceiro melhor registo de sempre, logo atrás de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone, que já estão no Hall of Fame.
Dois dos títulos da NBA de Jordan nos anos 90 foram conquistados ante os Jazz, de Sloan s Stockton.

Michel Jordan nasceu em Nova York a 17-02-1963 e foi criado na Carolina do Norte. Em 1982 recebe uma bolsa de estudos para jogar basquete pela Universidade da Carolina do Norte e com a sua ajuda, a escola conquistou o campeonato universitário.
Ganhou duas medalhas de ouro com a equipe olímpica norte-americana em 1984 - Los Angeles e 1992 - Barcelona.

Ainda em 1984, Michel Jordan abandona a faculdade para entrar no time profissional Chicago Bulls, em Chicago. Lidera o ranking de pontuação da National Basketball Association (NBA) por sete temporadas consecutivas, de 1987 a 1993, com média de mais de 30 pontos por partida.
Recebe o prêmio de jogador de passe mais caro da NBA em 1988, 1991 e 1992 e leva a equipe a vencer o campeonato na temporada de 1991-1992 e de 1992-1993.

Antes do início da temporada 1993-1994, desmotivado e irritado com o assédio da mídia, deixa o Chicago Bulls para tentar carreira como jogador de basebol, mas acaba por voltar ao basquetebol e ao Chicago Bulls em março de 1995. No ano seguinte, estreia-se no cinema com o filme Space Jam, mistura de autobiografia e ficção.
Em 1998 é escolhido pela quinta vez o melhor jogador da NBA.

Em janeiro de 1999, anuncia a sua retirada definitiva do basquetebol.

John Stockton fez toda a sua carreira nos Jazz, onde marcou 19.711 pontos e fez 15.806 assistências. Tem o recorde de mais assistências numa única época, com 1.164 em 1990/91.

Não temendo a magia do espectacular Earvin "Magic" Johnson, a notável visão e grande manuseamento de bola de Isiah Thomas, bem como o poder atlético da super estrela Gary Payton, John Stockton, muito discreta e silenciosamente se tornou o líder das assistências em toda a história da NBA, terminando a temporada 2002-2003, no décimo nono lugar, com um total de 15.806 assistências, que deu para garantir os seus pares, o mais importante, a maioria nunca alcançado por qualquer outro jogador que tenha passado pela NBA. John Stockton jogou quatro anos na Universidade Gonzaga, em Spokane, antes de se tornar o 18. Selecção global no draft NBA em 1984.

John Stockton assumiu o comando da posição base da sua equipa, na temporada 1987-88.

Ele terminou a temporada, batendo o recorde de presenças de Isiah Thomas, numa única temporada.

Com um total de 1128, terminou em 1ºlugar o número de assistências por jogo.

Stockton foi ainda classificado em 3ºlugar, no que respeita a roubos de bola por jogo (2,95%) e lançamentos de meia distância (57,4%).
Do mesmo modo, que termina a temporada em média 14,7 pontos por jogo, duplicando o seu ponto médio da temporada passada.

Em 1994-95, John Stockton tornou-se o líder em assistências de todos os tempos, superando Magic Johnson, que tinha o recorde com 9921. Em 1995-96 ele tornou-se líder em roubos de bola, quebrando o recorde de Maurice Cheeks, em 2310. Nesse mesmo ano, ele se tornou um dos maiores jogadores da história da NBA.


David Robinson

David Robinson, conhecido na modalidade como "O Almirante", depois de uma carreira de colégio na Marinha, teve uma longa e bem sucedida carreira no Santo Antonio Spurs. Foi duas vezes campeão e uma vez MVP, além de "rookie" do ano, entre outras distinções.

O seu nome completo é David Robinson Maurice.

Possui um diploma de bacharel em Matemática da Academia Naval.

Criou a Fundação David Robinson, em novembro de 1992.

A Fundação é uma organização cristã cuja missão é apoiar os programas que abordam as necessidades físicas e espirituais da família David e Valerie e doou cerca de 9 milhões de Dólares para ajudar a criar em 17-09-2001 o Carver Academy, uma escola independente destinada a servir de pré-ensino a meninos que vivem principalmente na zona leste de Santo Antonio.

Actualmente, a escola que acolhe cerca de 290 crianças.



Quanto a Jerry Sloan, detém também ele um recorde impressionante - é o treinador da NBA há mais tempo numa equipa. É igualmente o único treinador com mais de mil jogos ganhos por uma equipa.


Jerry Sloan entrar em sua 20ª temporada no comando dos Jazz com a mesma intensidade de trabalho que o tem caracterizado na sua vida como um jogador e como treinador há mais de 40 anos na NBA.

As equipas de Sloan estiveram por 17 vezes nos Playoffs da NBA (16 vezes - Utah: 1989-2003,'07) com 87 vitórias, o que equivale ao sexto lugar do ranking da história da NBA.

Ele tornou-se o quinto treinador na NBA a bater o recorde histórico de 1000 jogos.

Sloan detém o recorde para uma equipa com mais vitórias (941).

Sloan é apenas um dos três treinadores na história da NBA a ganhar pelo menos 50 jogos em 10 diferentes épocas.

Sloan foi trabalhar para o Jazz em (1983-84), tornou-se no assistente de treinador Frank Layden em 19 de novembro de 1984, e foi nomeado treinador príncipal da equipa em 9 de dezembro de 1988, quando Layden se demitiu.

Após a sua contratação, verificaram-se 196 chicotadas psicológicas na NBA (entrando 2007-08). De facto, cinco dos actuais treinadores das equipas da NBA (Bobcats, Grizzlies, Raptors, Magic, Timberwolves) não existiam quando ele assumiu o cargo em Utah, que ocorreu pouco mais de um mês para a época de 1988-89.

Sloan foi jogador dos Baltimore Bullets em 1965-66; Chicago Bulls 1966-76; Chicago Bulls treinador adjunto 1976-77; Chicago Bulls treinador assistente 1977-79; Chicago Bulls treinador príncipal 4/28/79 - 2/17/82; Utah Jazz treinador adjunto 1983-84; Evansville Trovão (CBA) treinador príncipal1984; Utah Jazz treinador assistente 11/19/84 - 12/9/88; Utah Jazz treinador príncipal 12/9/88.



Vivian Stringer teve uma longa carreira de 38 anos no basquetebol feminino, levando três equipas diferentes à Final Four.

Membro das Associações Women's Basketball Coaches Association, Women's Sports Foundation, E.U. Amateur Basketball Association.

Treinou as Cheyney State University, Philadelphia, PA, basquete feminino 1971-82; Universidade de Iowa, Iowa City, basquete feminino 1983-95; Rutgers University, New Brunswick, NJ, 1995.

Em 25 anos, ela treinou 11 equipas na NCAA, a maioria destas aparições que vem com a Universidade de Iowa no competitivo Big Ten Conferência.

Ela nasceu em 1948 em Edenborn, Pensilvânia, uma pequena cidade mineira de carvão na parte ocidental do estado. A sua cidade natal não tem sequer uma equipa de basquete feminino.

Fois nomeada pelo Naismith Colégio Nacional treinadora do Ano em 1982, 1988, 1993; nomeada na NCAA treinadora do An em 1985, 1988, 1993; nomeada treinadora do Ano em 1991, 1993; recebeu o prémio Carol Eckman - citação de Smithsonian Institution em 1993.

 

Sample text

Sample Text