segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A arbitragem no seu melhor

Hoje vou falar um pouco deste senhor que tem estado no centro das atenções futebolisticas.
Trata-se do árbitro Pedro Proença, director financeiro, de 38 anos, está a cumprir a sua nona temporada na principal categoria da arbitragem.
O árbitro internacional lisbooeta, Pedro Proença, foi considerado pela classificação do jornal "A Bola" o árbitro mais regular da Época 2007/2008.
Já na época de 2004/2005 a LPFP, através do seu sítio oficial, deu a conhecer a classificação completa dos árbitros e assistentes de 1ªcategoria, referente à época anterior, confirmando que o lisboeta Pedro Proença como o árbitro do ano.
Por estas e por outras, não é de estranhar que Pedro Proença, da AF Lisboa, tenha sido o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o ‘clássico’ FC Porto-Benfica, que se disputou no domingo, pelas 19.45 horas, no Estádio do Dragão.
Relativamente ao jogo no Dragão, o jornal ABola escreveu na sua edição de 08-02-2009 que o árbitro Pedro Proença apenas pretendia dignificar a arbitragem portuguesa.

Dizia ainda o árbitro Pedro Proença à estação de televisão SportTV que se sentia um privilegiado por poder estar ali no Dragão para apitar o jogo, facto que lhe dava um grande contentamento e satisfação. Disse ainda que esperava que todos os intervenientes no jogo, árbitros, jogadores e treinadores, soubessem respeitar o público."

Ainda relativamente ao jogo, Pedro Proença lembou ainda que há coisas mais sérias e mais graves na vida do que um jogo de futebol. Pedro Proença pretende é usufruir da oportunidade e, acima de tudo saber viver as emoções. Relativamente ao jogo, Pedro Proença apenas disse que iria tentar ser feliz.

Questionado sobre o facto de ser sócio do Benfica, Pedro Proença foi peremptório: " Sou árbitro há 20 anos e a minha príncipal preocupação é dignificar a arbitragem portuguesa ". Finalizou, dizendo que todos os árbitros têm as suas convicções mas, ou são competentes ou não.

Estas declarações são dignas de um homem sério e honesto e que sabe andar no futebol como peixe na água, senão vejamos:
1 - Pedro Proença reconheceu que errou ao marcar a grande penalidade que possibilitou o empate (1-1) do FC Porto no clássico de domingo, diante o Benfica, tendo, logo após o final da partida, pedido desculpas a toda a comitiva encarnada, segundo o jornal "Correio da Manhã ".
2 - Em 09 de Agosto do ano passado a APAF noticia no seu site que o árbitro Pedro Proença entregou, no dia 27 de Julho, à Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família (APDMF) um cheque de mil euros.
Segundo a APAF, a doação faz parte do acordo que pôs fim ao processo-crime movido pelo internacional lisboeta a quatro futebolistas do Sporting de Braga, diferendo que remontava a Fevereiro de 2005.

Grande Pedro Proença, se continuares a apitar a este nível exibicional, não tenho dúvidas nenhumas de que no final da presente época futebolistica, vais voltar a ser considerado o melhor árbitro do príncipal escalão do futebol português, o que não deve ser muito difícil, diga-se de passagem.

O que eu desejo é que, com estes teus equívocos, não prejudiques o meu Sporting e tudo o résto são cantigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text