Até porque, por momentos e lembranças que ficarão para a história, amigos nunca irão sair da memória.
Então cá vai...
O Livro "Académica- História do Futebol" da autoria de João Santana e João Mesquita, vai ser apresentado pelos seus autores, na Casa da Cultura de Santa Cruz - Madeira, no dia 28 de Fevereiro de 2009 pelas 20h00.
Este evento está a ser levado a cabo por uma comissão de honra composta por antigos estudantes universitários da Universidade de Coímbra.
JOÃO BERNARDO BIGOTTE DA COSTA DE MESQUITA nasceu em Coimbra, a 3 de Junho de 1957. É jornalista profissional desde os 22 anos. Presidiu à direcção do Sindicato dos Jornalistas, entre 1989 e 1993. Integrou a comissão Organizadora do Congresso da Académica, realizado a 1 de Abril de 1995. Pertenceu ao Conselho Académico da AAC-OAF, entre 2000 e 2002. Colaborou na edição dos livros "A Académica", coordenado por José Fernandes Fafe e publicado em 1995 pela Editorial Asa, e "Académica, Futebol com História", dado à estampa em 1999 pelo Núcleo de Veteranos da AAC-OAF.Tinha seis anos quando viu jogar o Briosa pela primeira vez.
JOÃO PAULO TELES GRILO SANTANA nasceu na Lousã, a 16 de Janeiro de 1963. Professor de profissão, lecciona a disciplina de Físico-Química na Escola Secundária de Anadia.Jogou Andebol na Académica e praticou Xadrez no CAC. Foi dirigente da secção de basquetebol da Briosa. Pertenceu ao conselho Académico da AAC-OAF, entre 1997 e 2000. Participou na edição do livro "Académica, Futebol com História", editado pelo Núcleo de Veteranos em Outubro de 1999. Acompanha os jogos da Académica a partir dos oito anos e, desde os onze. dedica-se a recolher para o seu acervo documental toda a espécie de testemunhos escritos, orais e visuais sobre a instituição.
Aqui fica uma breve passagem da hisória da Académica..
A Académica, também chamada carinhosamente por Briosa, é o mais antigo clube desportivo português. Foi fundada em 1876 por um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, com base no antigo Clube Atlético de Coimbra, de 1861, ou mesmo na antiga Academia Dramática, com estatutos de 1837. Mas falando dos clubes com atletas profissionais que militam hoje na primeira e segundas divisões nacionais a Académica é sem qualquer dúvida o mais antigo clube nacional. Muito popular na cidade de Coimbra e nos meios culturais e académicos nacionais, é um dos clubes com maior historial e tradição no panorama desportivo português. Um dos maiores clubes portugueses em adeptos, logo depois do S. L. Benfica, Sporting Clube de Portugal e F. C. Porto, a Académica sempre esteve imtimamente ligada à Universidade de Coimbra, bem como a todos os estudantes universitários do país, onde era muito querida e sempre apoiada. A Académica sempre teve uma importantissima acção na formação de desportistas, aliando à alta competição desportiva a formação académica e universitária, porcionando aos seus atletas a continuação dos estudos, estando assim o desporto e a vida académica intimamente ligados.
Fundada em 1876, a Académica foi o primeiro clube a vencer a Taça de Portugal, em 1939. O seu surgimento deve-se à iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra que fundiram o Clube Atlético de Coimbra, criado em 1861 com a Academia Dramática, fundada em 1837. A Briosa, nome pelo qual o clube é também conhecido, teve os seus momentos áureos na década de 60, período em que contou nas suas fileiras com jogadores como Toni ou Artur Jorge. Nos anos 90, passaram por Coimbra futebolistas como Dimas ou Fernando Couto.
Com o período revolucionário do 25 de Abril de 1974, a Académica esteve para ser extinta, em resultado de uma divisão no seio da Associação de Estudantes entre os que tinham como intenção encerrar o clube e os que pretendiam que futebol continuasse. Esta divisão levou a que um grupo de pessoas reunisse as condições necessárias para continuar com o futebol, mas com a designação de Clube Académico de Coimbra. Após dez anos, em 1984, a celebração de um protoco entre a Associação de Estudantes e o clube, permite ao mesmo regressar ao antigo nome, Associação Académica de Coimbra, mas como organismo autónomo de futebol. A equipa da Académica é também vulgarmente apelidada de "Estudantes de Coimbra", uma vez que, desde o seu inicio, está ligada a Associacão de Estudantes da Universidade de Coimbra.
E pronto meus amigos, aqui fica o meu pequeno contributo para esta causa nobre.
Espero que continue tudo a correr pelo melhor, que vocês merecem.
Com isto tudo, até já me sinto mais um ACADEMISTA tal como vocês, meus amigos.
E daqueles com camisola original, devidamente assinada pelo capitão Pedro Roma e tudo... eh eh.
Bem hajam.